Powered By Blogger

search

você é o visitante:

Twitter

Fica a Dica

Powered By Blogger

Seguidores

Lendas de Exu

Author: Tainã Duarte
domingo, 25 de abril de 2010
Lendas. Histórias em fábulas protagonizadas por aquele que é parceiro do Saci, do Perna Longa, membro do clube dos astuciosos, dos espertos. Trata-se do arteiro Exu, retratado por Adílson Martins, que carrega diversos outros títulos baseados na cultura e nas lendas africanas.
Lendas de Exu traz histórias onde o esperto faz travessuras com os animais que tentam trapaceá-lo ou a alguém que lhe é caro, e dos castigos dos maus. Que falam de trabalho, sobrevivência e honestidade, porém, com muito bom humor, pois estamos falando desse moleque travesso, simpático, malicioso e até mesmo arrogante que, todavia carrega um grande senso de justiça.
Deixando todas as preconcepções de lado, enxergando as entrelinhas, as lendas são, sinceramente, uma lição de vida. Uma leitura descontraída que ainda agrega valores e cultura, pois afinal, acabamos por saber muito sobre costumes e lendas africanas, sem nenhum cunho religioso. Eu recomendo!

A Marca de uma Lágrima

Author: Tainã Duarte
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Pedro Bandeira mostra Isabel, 14 anos, mente brilhante, respostas pra tudo. Que está no auge da adolescência e se acha feia.
Passa a grande maioria da narrativa sofrendo por seu primo, seu grande amor, Cristiano.
Sua amiga Rosana que, sem saber de nada pede que ajude a conquista-lo e Cristiano faz o mesmo.
Escrevendo lindas cartas, Isabel ajuda a engatar o namoro da sua melhor amiga com seu grande amor.
Os poemas que frequentemente aparecem em meio a narrativa, são explicitamente dolorosos e igualmente lindos e apaixonados, fazem com que você sinta na pele o sofrimento da jovem com o amor não correspondido que no final, mostra-se um grande equívoco, que oras, seu amor estava ali o tempo todo e ela não percebeu. Contudo, não temos só romance, mas também uma boa pitada de suspense e alguns homicídios. Narrativa simples de fácil compreensão e, ao mesmo tempo envolvente o bastante para um título destinado a adolescentes.
Em suma, é realmente o dissabor da decepção que todos passamos um dia desses.


"Com o amor no coração...e com a morte na alma."
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Uma super-reportagem-gigante. Assim podemos definir a obra de Bill Bryson.
Em mais de 500 páginas ele descreve tudo que conseguiu aprender em uns anos de pesquisas com profissionais da ciência, após constatar que não sabia porque os oceanos são salgados e tudo o mais acerca da formação do seu próprio planeta.
A pesquisa transformou-se numa enciclopédia, mas nada parecido com aquelas didáticas cansativas, que transmitem informações, porém, não o porque delas. Aborda da formação do universo, passa por átomos, galáxias, até chegar nos nossos tensos dias. Além de usar uma narrativa nada cansativa e bastante descontraída, que te deixa curiosa por saber o que está por vir.
Tenho dito: Bill tirou suas substanciais dúvidas e irá sanar as suas também.

Será o Benedito!

Author: Tainã Duarte
domingo, 11 de abril de 2010
Crônica de Mário de Andrade publicada originalmente em 1939, que há pouco, virou livro. A história mostra a divisão cidade-campo, onde o homem da cidade passa as férias numa fazenda e conhece um negrinho, que é "só pernas". Arteiro e curioso, sonha em viver na cidade grande e com os arranha-céus, chauffers, presidente da república etc, pórém sem conhecer a epidemia de tuberculose, que na época, não havia cura. O que afinal, o faz deixar os sonhos de lado.
A separação entre esses dois mundos é ilustrada por Odilon Moraes com muito sentimento e irreverência ao longo do texto.
Ao final do livro há um glossário, com os significados dos termos locais, o que dá enfoque para leitores infantis que, porém, um adulto consegue tranquilamente ler.